Neuromodulação cerebral: tratamento de distúrbios neurológicos

Neuromodulação é um moderno procedimento cirúrgico utilizado para tratar diversos distúrbios neurológicos. Pesquisas recentes mostram o crescimento da indicação da neuromodulação cerebral nos últimos anos, pois, além de doenças neurológicas, ela também pode tratar distúrbios psiquiátricos. A neuromodulação consiste no implante de eletrodos de DBS, sigla para o termo em inglês “Deep Brain Stimulation”, que significa “Estimulação Cerebral Profunda”.

DBSQuais são os benefícios da aplicação dos eletrodos de DBS e como este procedimento é realizado?
O implante de DBS pode melhorar a qualidade de vida e reduzir as limitações físicas de pessoas que sofrem de diversos distúrbios neurológicos ou psiquiátricos. Eles são implantados em diferentes áreas no cérebro, selecionadas de acordo com o problema tratado, e conectados a geradores colocados abaixo da pele, na região torácica. Os geradores são semelhantes a marca-passos e regulados conforme as necessidades de cada paciente. O DBS entrega sinais elétricos que podem aliviar ou até mesmo eliminar sintomas de diversas doenças e restaurar funções neurológicas e físicas.

Em quais casos o implante de DBS é indicado?

O implante de DBS é indicado nas seguintes situações:

Doença de Parkinson

  • Tremores nas mãos ou pernas que não sejam adequadamente controlados com as medicações;
  • Pacientes com resposta inicial adequada às medicações, mas com retornos frequentes de sintomas devido a flutuações “on-off”. Os sintomas podem incluir rigidez, lentidão dos movimentos, dificuldade para andar e tremores;
  • Movimentos involuntários causados pelas medicações (chamados de discinesias);
  • Intolerância às medicações para doença de Parkinson, devido ao aparecimento de efeitos colaterais.

Tremor Essencial
DBS é indicado para pacientes com tremores severos e persistentes, que não obtiveram melhora significativa com medicações ou que apresentaram efeitos colaterais que impossibilitam a continuidade do tratamento medicamentoso.

Distonia
DBS é indicado para os casos de distonia severa, que falharam com os demais tratamentos, como: medicações orais, fisioterapia, toxina botulínica e demais terapias não cirúrgicas disponíveis.

Transtorno obsessivo-compulsivo
DBS é indicado para pacientes com sintomas severos que tenham durado mais de cinco anos e falharam com o uso de medicações orais e terapias cognitivas.

Síndrome de Gilles de la Tourette
DBS é indicado para pacientes com sintomas severos, que não apresentam controle com medicações, terapia cognitiva, psicologia, fonoaudiologia e demais tratamentos não-cirúrgicos disponíveis.

Depressão
DBS é indicado nos casos de depressão severa, que não apresentem melhora com as medicações disponíveis, psicoterapia, e estimulação elétrica transcraniana.

Novas indicações de implante de DBS para o tratamento de diversas doenças

Brain impulses. Thinking prosessEstudos que estão em andamento apontam o uso de DBS como alternativa de tratamento para outras doenças. Os resultados têm se mostrado bastante promissores nos seguintes distúrbios:

  • Obesidade mórbida: após falha nos diversos tratamentos disponíveis, incluindo cirurgia bariátrica;
  • Drogadição: dependência química de diversas drogas;
  • Doença de Alzheimer;
  • Sequelas decorrentes de traumatismo cranioencefálico: principalmente aquelas relacionadas ao humor, capacidade de decisão e autocontrole.

Como saber se o DBS é indicado para o meu caso?

Cada paciente que realizar uma consulta com o Dr. Andrei Koerbel para possível implante de DBS será submetido a uma criteriosa avaliação, com o objetivo de determinar se há indicação de neuromodulação. Também podem ser necessárias avaliações de psicólogo, psiquiatra, entre outros, para uma decisão multidisciplinar sobre o caso.

Veja quais são os passos para implante de DBS:

  1. Ligar (47) 3451-2525 e agendar uma consulta com o Dr. Andrei Koerbel para avaliação inicial.
  2. Após a avaliação inicial, pode ser requerido encaminhamento para avaliação de profissionais de outras especialidades, de acordo com cada caso (ex.: psicólogo, psiquiatra, entre outros).
  3. No caso de haver indicação de neuromodulação você e sua família serão informados sobre a técnica utilizada para o implante, os resultados esperados com a cirurgia, as chances de melhora, os riscos e o acompanhamento necessário após o procedimento.
  4. Se você e a sua família optarem pelo implante de DBS, será feita a solicitação do procedimento junto ao seu plano de saúde ou, nos casos em que o paciente não tenha plano, os custos esperados serão informados.
  5. Com a liberação do procedimento, a cirurgia será agendada para uma data de comum acordo entre a equipe médica, o paciente e seus familiares.
  6. Após o paciente ter o seu sistema de DBS implantado, ele será acompanhado de perto no período pós-operatório, com as regulagens necessárias para obter o melhor aproveitamento do seu dispositivo. O tratamento permanece sendo multidisciplinar, para possibilitar um resultado completo e com o máximo de aproveitamento.

Por que implantar o sistema de DBS em Joinville?
Há muitas razões para escolher o nosso serviço de neuromodulação. Entre as principais, estão:

  • A presença de dois hospitais de referência, com alta tecnologia para a realização destes procedimentos e com cobertura da maior parte dos planos de saúde existentes em nosso país: o Centro Hospitalar Unimed de Joinville e o Hospital Dona Helena de Joinville.
  • Os excelentes resultados obtidos no nosso programa de DBS se devem a utilização da mesma tecnologia de ponta utilizada nos melhores hospitais do mundo. A disponibilidade de toda aparelhagem neurocirúrgica moderna necessária para a localização dos alvos para implante dos eletrodos, a confirmação do alvo sob microregistro e a expertise da equipe cirúrgica.
  • Presença de equipe multidisciplinar para avaliação de neuroimagem e avaliação clínica pré-operatória, transoperatória e pós-operatória, de acordo com a necessidade de cada caso.

Contato

O seu médico e/ou equipe de tratamento devem entrar em contato com a nossa equipe, ou você e sua família podem diretamente agendar uma consulta na Clínica Neurológica e Neurocirúrgica, com o Dr. Andrei Koerbel, através do telefone (47) 3451-2525, para uma avaliação.